domingo, 26 de agosto de 2007

ECONOMIA DOMÉSTICA - Parte 1


Como é difícil equilibrar a economia doméstica.! Fico pensando nas dificuldades deste equilíbrio e me preocupo não só com a minha, mas também com a de muitas outras famílias deste Brasil a fora. Porque, para haver um equilíbrio em qualquer coisa, temos que ter PESOS iguais.

COMO FAZER ISSO????

Já que quando estamos já fechando as contas do mês, nos aparece uma contribuição escolar, para uma aula extra-classe que nosso filho terá que participar, porque vai contar para as notas finais. Ou também, que a conta de energia elétrica ou de água, chegou com um aumento de 15%, de onde vamos “tirar” dinheiro para cobrir este aumento ou bancar a contribuição escolar? Isso seria fácil, se os nossos custos mensais ficassem em torno de 30/40%, dos nossos salários ou rendimentos porque estaríamos “economizando” cerca de 60/70% e seria fácil cobrir estas diferenças. Mas, o que na realidade social do nosso país acontece é bem diferente, porque muitas famílias estão “fechando” o mês no “vermelho” (com contas ainda por serem pagas).

O incrível é que ainda existem pessoas que mesmo com as contas atrasadas, desempregadas e ou com muitas dificuldades financeiras, continuam “gastando por conta”. Conheci uma pessoa que estava para sair do emprego porque estava terminando o contrato de trabalho, e chegando o final do ano, já sabendo disto, foi ao comercio e trocou os móveis da casa, comprou telefone celular, comprou brinquedos para os filhos, etc. Tudo no crédito.!? Dando um desfalque no comércio. Existem também aqueles que gastam porque vão receber, quando na realidade deveriam primeiro receber para depois gastar (com sobriedade). Cresci ouvindo a seguinte frase no meio de minha família; “NÃO CONTE COM O OVO, AINDA DENTRO DA GALINHA.!”

É claro que a despeito de tudo isto, existem aqueles que se endividaram por situações que estavam além do seu alcance. Alguém que comprou no crédito para OUTRA PESSOA e ela não pagou o débito. Um problema de saúde na família, que sempre é algo inesperado e daí por diante.!

Colocaremos uma enquête sobre o assunto. PARTICIPE.!

4 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Muito bom, continue. Estou precisando concluir meu doutorado em Economia Doméstica. Não consigo poupar, nem invenstir. Vc já imagina a minha cara, não é mesmo?

"O Encrenqueiro" disse...

Vote na Enquete.!?!?!?!

Elizabeth assis disse...

Economia domestica preserva a súde, porque evita estress, e o estress traz várias doenças com ele, ex: Dor de cabeça, doenças cardiacas, câncer, baixa imunidade etc...Deus me livre.

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

A paz do Senhor!

Convidamos o amado irmão para fazer parte da “União de Blogueiros Evangélicos”.

Trata-se de um espaço virtual e democrático onde seja possível unir blogueiros cujos blogs falam eminentemente sobre o Cristianismo e sobre a Palavra de Deus.

Diálogo, trocar idéias, debates e, sobretudo, divulgação de seus trabalhos e blogs são alguns dos objetivos da UBE.

A idéia surgiu de conversas on line entre o Pr. Altair Germano (BLOG DO PR. ALTAIR GERMANO), Pr. Esdras Bentho (TEOLOGIA COM GRAÇA) e o Irmão Valmir Milomem (E AGORA, COMO VIVEREMOS?).

Acesse o blogueirosevangelicos.blogspot.com e saiba mais.

Ore, divulgue e participe!

No amor de Cristo,

Pr. Altair Germano